Saiba como fazer a conciliação bancária na sua empresa!
A conciliação bancária trata-se de um processo simples, que envolve fazer um levantamento de tudo o que pagou ou recebeu. E comparar com os valores que entraram e saíram da sua conta bancária. Esse processo é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio, independentemente do porte.
Vale ressaltar que esse cuidado é fundamental para que consiga honrar com todas as suas despesas e compromissos financeiros. Bem como ter valores que podem ajudar a investir ainda mais no seu negócio.
Não basta saber como abrir uma empresa, é fundamental pensar em todos os pontos necessários para que o negócio se mantenha aberto e gerando lucros. Pensando nisso, te mostrarei neste artigo como fazer essa conciliação tão crucial para o sucesso e permanência de uma empresa no mercado. Confira a seguir!
Como se faz uma conciliação contábil?
Antes de entender como se faz esse processo bancário é necessário entender um pouco da conciliação contábil. Esse processo contábil é um termo que muitas empresas utilizam para se referir à conciliação bancária.
No entanto, ainda que tenham o mesmo propósito (comparar lançamentos), podem ser usadas para funções distintas. Assim, a conciliação contábil pode ser aplicada para comparações específicas da contabilidade de uma empresa e não de movimentações diárias. Por exemplo, tributos, impostos, folhas de pagamento etc.
A conciliação contábil é utilizada para a apuração de cada conta contábil de uma empresa. Com isso, é possível:
- Evitar problemas tributários;
- Contribuir para o balanço patrimonial;
- Assegurar que os valores declarados estão corretos.
A maneira mais indicada de se fazer uma conciliação contábil é:
- Ter um bom controle financeiro, por meio de acompanhamento de relatórios e planilhas;
- Listar todas as contas bancárias utilizadas pela empresa;
- Ter um período de análise definido e cumpri-lo, que pode ser por mês, por trimestre, por semestre ou uma vez ao ano;
- Corrigir divergências apresentadas na conciliação, seja entrando em contato como banco, ou solicitando ajuda do seu escritório de contabilidade;
- Enviar a análise ao seu contador para que seja utilizada caso necessário, por exemplo, em situações judiciais.
-> Leia também: Gestão Fiscal: tudo o que você precisa saber!
Como fazer uma conciliação bancária?
1 – Registro dos lançamentos diariamente
Para ter uma conciliação correta é importante que sejam registradas todas as movimentações. Essa etapa é fundamental para ter segurança de que todas as entradas e saídas foram lançadas.
Para possuir mais informações sobre os dados é importante incluir históricos como o nome dos fornecedores ou clientes, além de se ater em datas e valores. Essas referências são de suma importância para a gestão do empreendimento. Pois garantem uma visão ampla de todas as movimentações ocorridas e quem são os envolvidos nela.
2 – Verificação de saldos
Apesar de não ser uma tarefa agradável, a conferência é um passo essencial.Veja se os saldos iniciais e finais do controle interno estão batendo com os saldos do extrato bancário.
3- Análise de detalhes
A conferência não serve apenas para a análise dos saldos. É fundamental verificar se todas as datas correspondem com as anotadas pelo controle interno. Isso minimiza o risco de ser multado por atrasos, por exemplo.
4 – Correção e armazenamento
Por fim, qualquer divergência entre os dados do controle interno e aqueles da conta bancária deve ser corrigida assim que percebida. Não se esqueça de guardar notas fiscais, extratos e comprovantes de pagamento para ter acesso às informações a qualquer hora.
Como uma empresa de contabilidade pode lhe ajudar nesse processo
A presença de um profissional contábil é essencial desde o momento da abertura. Além de ser obrigatório a todas as empresas, exceto para quem é MEI, um contador é quem vai lhe auxiliar em questões como:
- Escrituração contábil e tributária: Demonstrativo do Resultado do Exercício — DRE; registro de apuração dos impostos; balancete; balanço patrimonial; conciliação bancária;
- Entrega das obrigações acessórias: Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS); Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF) ; Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre outros.
- Assuntos trabalhistas: emissão de guias do INSS, FGTS e do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF); processamento da folha de pagamento; preenchimento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) etc;
- Emissão de certidão negativa de débitos;
- Planejamento tributário;
- Assessoria em gestão financeira.
Nós da Almeidas Assessoria Contábil somos especialistas e podemos te ajudar em todos esses pontos da conciliação bancária. Entre em contato conosco.
Sem Comentários